Governo inaugura tanque de mergulho do Corpo de Bombeiros, entrega veículos ao Iapen e autoriza construção da nova corregedoria da PM

O governo do Estado inaugurou nesta segunda-feira, 21, o tanque de mergulho do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC). A estrutura, que fica localizada no Quartel do Comando-Geral da instituição, em Rio Branco, foi construída com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).


Governo do Estado inaugurou nesta segunda-feira, 21, o tanque de mergulho do Corpo de Bombeiros. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Presente na solenidade, o governador Gladson Cameli destacou os investimentos realizados na melhoria dos órgãos integrantes da Segurança Pública estadual.


“Nos últimos anos, conseguimos avançar muito e reestruturar as instituições do Estado. Aproveito a oportunidade para agradecer todo apoio que o governo federal tem dado ao Acre”, afirmou o chefe do Poder Executivo.


Governador assina ordem de serviço. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Com 12 metros de altura, o tanque é o primeiro construído na Região Norte e será utilizado em treinamentos e instruções aos militares. Por causa da turbidez e, consequentemente, a baixa visibilidade, as condições de mergulho nos rios e lagos acreanos estão entre as mais difíceis e desafiadoras do país.


“O tanque homenageia o cabo Celso Aleme, um dos bombeiros pioneiros na área de mergulho do nosso Corpo de Bombeiros e que nos deixou em 2000. A partir de agora, daremos mais qualificação aos nossos militares em um ambiente muito mais seguro para a realização das atividades”, explicou o coronel Charles Santos, comandante-geral do CBMAC.


Assinatura da ordem de serviço para construção do novo prédio da Corregedoria da Polícia Militar

Durante a cerimônia, o governador Gladson Cameli realizou ainda a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova Corregedoria da Polícia Militar. Com recursos próprios do Estado, o investimento na obra é de R$ 4,3 milhões.


O prédio será erguido na avenida Nações Unidas, na capital. Além da corregedoria, no local também funcionará a Assessoria de Inteligência e Análise Criminal e a Ouvidoria da corporação.


Durante a solenidade, ordem de serviço para a construção do novo prédio da Corregedoria da PM foi assinada. Imagem: Sehurb

“Este era um anseio antigo da nossa instituição, que começa a se transformar em realidade. Além de fortalecer os serviços que desempenhamos, essa nova estrutura dará melhores condições de trabalho aos policiais”, argumentou o comandante-geral da PM, coronel Luciano Dias.


Entrega de veículos ao Iapen

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) recebeu cinco veículos novos, adquiridos por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).


Cinco veículos foram entregues ao Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC). Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Estes automóveis serão utilizados para atender as demandas administrativas da nossa instituição”, enfatizou Alexandre Nascimento, presidente do Iapen-AC.


A cerimônia contou ainda com a participação da vice-governadora Mailza; dos deputados estaduais Arlenilson Cunha e Tadeu Hassem; e dos prefeitos de Assis Brasil, Jerry Correia, de Brasileia, Fernanda Hassem, e de Tarauacá, Maria Lucinéia.



Texto por: Wesley Moraes

Publicado em: 21 de agosto de 2023 - 21h14min