Aposentadoria é tema de mesa redonda em evento da Sefaz

Com o objetivo de promover qualidade de vida, bem-estar, autocuidado, saúde mental e segurança ocupacional, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), realizou o Seminário Qualidade de Vida no Trabalho – Direitos e Defesa dos Trabalhadores, no auditório do Sebrae, em Rio Branco, durante os dias 25 e 26.
O presidente do Instituto de Previdência do Acre (Acreprevidência), Francisco de Assis, participou, juntamente com José dos Santos, servidor do INSS e especialista em previdência, da mesa redonda que tratou sobre o tema: Preparação Para a Aposentadoria, durante o último dia de programação, a mesa foi mediada por Fernanda Miranda, chefe de departamento de gestão de pessoas da Sefaz.


Foto: Aleff Matos/Sesaz

O presidente do Acreprevidência destacou a importância do evento para garantir o bem-estar financeiro dos funcionários públicos do estado.


"O seminário foi uma oportunidade valiosa para discutir estratégias e orientações sobre a preparação para a aposentadoria. É fundamental que os servidores estejam bem informados e preparados para essa fase da vida, garantindo uma transição tranquila e segura", afirmou Assis.


Foto: Aleff Matos/Sesaz

Ele também ressaltou o compromisso do Acreprevidência em oferecer suporte e assistência aos servidores em todas as etapas do processo de aposentadoria.


"Nosso objetivo é proporcionar aos servidores todas as ferramentas necessárias para que possam planejar seu futuro com confiança e tranquilidade", acrescentou.


Foto: Aleff Matos/Sesaz

Durante o evento foi apresentado o Programa Qualidade de Vida no Trabalho, implementado pela Sefaz em 2023, e uma síntese do diagnóstico situacional das condições de saúde biopsicossocial dos servidores da instituição. Também contou com um painel sobre a Importância da Comunicação não violenta no Ambiente de Trabalho e no Cotidiano; a Relevância da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, Envelhecimento Saudável, Treinamento e Desenvolvimento; e o papel dos sindicatos como garantia dos direitos dos trabalhadores do século XXI.


Texto por: Annie Manuela

Publicado em: 26 de abril de 2024